segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Parto a termo- Revista Pais e Filhos

Queridos! 
Tirei esse texto da Revista Pais e Filhos. É muito importante esperar o bebê estar pronto para nascer. Mesmo em cesarianas, o ideal é entrar em trabalho de parto. Assim, não corremos o risco de imaturidade respiratória e tantas outras complicações. Pensem nisso! " Não apressem o rio, ele corre sozinho"  - Barry Stevens


Campanha incentiva o parto normal, para que mãe e bebê não corram riscos de saúde

A organização mundial March of Dimes criou uma campanha para incentivar que as mães esperem pelo tempo adequado antes de fazer o parto. Segundo eles, permitir que os bebês se desenvolvam completamente, quando ele e a mãe estão bem, permite que os pequenos nasçam mais saudáveis e causem menos despesas médicas.

A campanha “Bebês saudáveis valem a espera” foi criada para alertar as mães sobre os riscos de nascimento prematuros em cesáreas, quando o bebê é retirado antes de completar 39 semanas de gestação.

A gravidez é calculada a partir do primeiro dia da última menstruação da mulher, o que pode causar até duas semanas de diferença nos cálculos para a data do parto. Estudos mostram que mais de 36% dos partos acontece antes das 39 semanas, e muitos deles contribuem para o nascimento de bebês prematuramente, mesmo que alguns médicos e mães optem por realizar o parto nesta época da gestação.

Mas, segundo o NY Times, a cada semana antes da 39ª, as chances de o bebê apresentar complicações respiratórias, icterícia, infecções, baixos níveis de açúcar no sangue, passar mais dias no hospital e até de falecer aumentam.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos em 2008 mostrou que apenas 7,6% de 650 mães esperaram a gestação completar 39 semanas.

Ainda em desenvolvimento

Mesmo que muitas pessoas acreditem que as últimas semanas só servem para o bebê ganhar peso, ele ainda não está completamente desenvolvido. Órgãos vitais, como o cérebro, pulmões e fígado, ainda estão se desenvolvendo, assim como a visão e audição.

Mas este desenvolvimento dos pequenos varia, por isso que as mães que entraram em trabalho de parto naturalmente antes de completar 39 semanas não devem se preocupar. Quando o parto é natural, mesmo que a mulher não tenha completado 39 semanas, os riscos de problemas nos pulmões são menores.

 Para saber mais sobre a campanha da March of Dimes, acesse o site da organização (em inglês).

Seguidores