domingo, 28 de novembro de 2010

O choro do bebê: chorar é saudável?

O choro é a forma do bebê de se comunicar com o mundo. Chora para dizer que acordou, que está com fome, com frio. Enfim, para dizer o que se passa com ele. 
É preciso reconhecer cada tipo de choro. O que cada um quer dizer. Para isso basta observá-lo. Nos primeiros dias é mais difícil, mas com paciência e respeito, não é impossível de reconhecê-los, e logo já podemos saber direitinho o que cada choro e choramingo querem dizer. 
Com calma, paciência, confiança, você vai conseguir observar melhor e assim, entender o que esse serzinho quer lhe dizer.  
Segue uma tabelinha para cada tipo de choro:

O que ele pode estar querendo dizer
O que ele não está dizendo
Estou com fome
Estou com raiva de você
Estou cansado
Estou triste
Estou super estimulado
Estou solitário
Preciso mudar um pouco de ambiente
Estou entediado
Minha barriga dói
Eu quero me vingar de você
Eu não estou confortável
Eu quero acabar com a sua vida
Estou com calor
Eu me sinto abandonado
Estou com frio
Tenho medo do escuro
Já chega
Eu detesto o meu berço
Preciso de um abraço ou de tapinhas carinhosos
Eu gostaria de ser filho de outra pessoa

Lembre-se: um pouco de choro não mata e nem faz mal a ninguém! Mas choro em excesso pode ser sinal de que algo não está correndo bem.
O choro é normal e saudável, mas você deve consultar o médico se: o bebê normalmente alegre chora por duas horas ou mais; se seu filho nunca chora, ou se o choro dele é extremamente fraco e se parece mais com um miado, se o choro excessivo é acompanhado de: febre, vômitos, diarréia, convulsões, fraqueza, pele pálida ou azulada, manchas ou bolinhas incomuns.
Choro em excesso estressa o bebê e quem estiver ao seu lado. Portanto, saber identificá-lo é a melhor forma de não entrar num círculo vicioso.

Seguidores